segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Verão 2009/2010


O verão está se aproximando e as cores vivrantes colorem essa estação tão deliciosa. As estamparias estão belíssimas que vêm em vestidos curtos/longos, macacões, saruel, shorts, bermudas, blusas, regatas, coletes, saias de vários tamanhos, balonês... Podemos explorar ao máximo os tons azul, verde, amarelo, rosa, pink, branco, vermelho, turquesa, azul marinho, bege, marfim...


Os acessórios também vêm com tudo: óculos de todas as cores, rasteiras, sandálias gladiadoras... Essa é a hora de fazer um look bem descontraído, moderno, apostando no conforto e na praticidade. Sabendo escolher uma peça que combine com o seu jeito de ser, valorize o seu corpo, eleve sua autoestima, pode acreditar que vai arrasar. Sem esquecer que o importante é estar bem consigo mesma.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Essência Feminina


"Ah, mulher...
Estratificando sua mente e alma
Encontra-se grandeza.
Reviravoltas hormonais.
Teu interior vulcânico,
Complexo processo rico e doloroso.
Todo o corpo é decadente e passageiro.
O que não a impede de ser vaidosa.
De ser criativa e inteligente.
No consciente: uma constelação inerente.
No inconsciente: mel e fel.
É nos teus sonhos que virá a cura.
Tuas janelas d'alma são preocupação e sedução.
Feliz e intensa serás, se não se deixar levar
Por preconceituosas óticas que paralisam.
E Deus recolherá tuas lágrimas,
Recompensada serás na hora certa.
Pois, a costela de Adão era feita de cálcio,
Mas, também de ligações de açúcares,
Cloreto de sódio e essência feminina.
Gerou-se então, o botão da flor sanguínea
Mulher, mãe, adolescente, idosa ou menina.
Cópia de Querubins e Serafins.
Suavidade e vida que cria vida.
Conforto doce cuja contemplação vicia...
Suas pernas, mesmo cansadas: são colunas.
Seus braços, seu colo quente e seu corpo:
São irresistíveis fontes de prazer para a criança.
Seja essa criança da idade que for..."
 
(Elisa Maria Gasparini)

domingo, 15 de novembro de 2009

Vermelho



Vermelho é a cor do pecado, do fogo, da paixão, do desejo.
É extremamente quente, transbordante de vida e de agitação.
Psicologicamente falando, significa força, virilidade, poder, feminilidade, dinamismo.
Mas, cuidado com o excesso!
Pois ela também simboliza a agressividade, a violência, o orgulho.
Sabendo usar na hora e na medida certa, será perfeito.
Aproveitem essa cor maravilhosa! Agora! Com moderação.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Linguagem Fotográfica


Semana passada, tive uma aula muito produtiva que fala da linguagem fotográfica, algo que me inspira, apesar de não ter nenhuma habilidade para fotografar.

Não basta, ter um bom equipamento. É necessário saber usar os planos que são variados e observar os ângulos para que a foto saia perfeita, como também, usar a sensibilidade, a criatividade.

Olhando alguns arquivos meus, pude observar um detalhe de uma imagem de baixo para cima, melhor dizendo, contra-plongê que expressa a sensação de poder, autoridade e imponência. Essa foto foi tirada por um grande amigo/músico Adriano (conhecido no meio artístico por Sargaço), na qual cito como exemplo e aproveito para dizer que é um dos meus retratos preferidos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Surrealismo


O surrealismo é um movimento artístico e literário definindo o modernismo. Esse foi o primeiro trabalho surreal feito pelas alunas (Niedja, Conceição, Rita e Ingrid) do curso de Design de Moda para a disciplina Pesquisa e Criação de Moda, ministrada pela professora Gabriela Maroja. O material (sem custo nenhum) usado foi saco de lixo, pano de chão, fio de cobre, barbante, intervenções com figuras de revista e desenho. O nome da criação chama-se "A Dama Manipuladora", na qual faz uma crítica ao materialismo e a forma como os seres humanos vivem no mundo atual.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Walter Rodrigues


O curso de Design de Moda da UNIPÊ trouxe nada mais, nada menos um dos estilistas mais conceituados do Brasil pelo seu trabalho sofisticado, com peças confortáveis e que brilham no corpo da mulher feminina. Ele - Walter Rodrigues - é uma pessoa extremamente inteligente, está antenado com o mundo todo, nas questões culturais, sociais, antropológicas e a partir daí extrai peças e criações incríveis. O estilista apresentou uma palestra mostrando todo trabalho realizado ao longo da sua carreira que para os olhos da gente (alunas) surtiu como um efeito mágico. Quem dera chegarmos um dia a esse topo!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Algodão Colorido


O algodão colorido da Paraíba vêm ganhando força através de roupas e calçados, conquistando espaço na europa e mostrando que o comércio sustentável pode render lucros e apoiar um desenvolvimento com responsabilidade socioambiental.

Diferentemente do algodão branco convencional, o algodão colorido vem de uma semente modificada que, ao ser plantada sem produtos químicos, origina a fibra com variações naturais de cores como verde e marrom, além de não provocar alergia.

O trabalho desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deu resultado e vêm se consolidando na região do nordeste do Brasil. Recentemente apresentada no Fashion Business, evento paralelo ao Fashion Rio, uma coleção foi confeccionada com a fibra sustentável que trouxe para moda feminina, masculina e até infantil, um produto mais sustentável.


Em parceria com comunidades e associações locais, a empresa paraibana Petit Coton, que faz parte cooperativa Algodão Colorido Natural da Paraíba, conta com incríveis participações no processo de criação de suas peças, isso porque trabalha em parceria com rendeiras, bordadeiras e produtores de algodão da própria cidade de João Pessoa.

Desde 2000 o trabalho com o algodão ganha adeptos. Um detalhe chama atenção na produção das peças femininas de Francisca Viera, veterana no uso da matéria-prima: mulheres do presídio feminino da cidade são algumas das bordadeiras que contribuem com o bordado das peças femininas, tornando cada criação única e exclusiva. Japão, Inglaterra e Madri são apenas alguns destinos das peças confeccionadas com o material natural.

"Trabalhamos com pedido e todas as peças são vendidas, principalmente para países como Suécia, Espanha, França, Portugual e Japão", afirmou Francisca Vieira, responsável pela produção de moda feminina com algodão colorido que rende uma média mensal de 2.500 peças produzidas.

Postado em Moda e Beleza
por Redação EcoD

terça-feira, 18 de agosto de 2009

"Coco Chanel" - O Filme

Filme sobre Coco Chanel estreou na Alemanha. Produção francesa (2009)
mostra a vida de Chanel antes da fama. No papel principal, a atriz Audrey Tautou
volta aos cinemas depois de dois anos longe das câmeras.

A jovem Chanel

O filme dirigido por Anne Fontaine mostra os primeiros 28 anos da estilista Coco Chanel, que cresceu num orfanato juntamente com sua irmã. Depois da experiência com apresentações em cabarés franceses e do envolvimento com homens poderosos, Gabrielle (verdadeiro nome de Chanel) descobriu aos poucos e por acaso o gosto pela moda.

"Não tive receio de encarnar um ícone, mas sim de representar uma mulher famosa, cuja a história não se conhece muito. Há pouquíssimo material originário do tempo de sua juventude, antes que ela se tornasse famosa", disse Tautou, ao comentar o fato de o filme retratar apenas um período da vida da estilista.

A atriz lembra que o talento de Chanel, uma vez descoberto, se tornou rapidamente perceptível. "Já naquela época, ela conseguia esconder seus erros e pontos fracos. Essa liberdade em relação à Chanel me interessou, embora tenha sido interessante e desconfortável ao mesmo tempo", confessa Tautou.

Receita de sucesso

A atuação marcante da atriz e a direção de Anne Fontaine contribuem para que o filme sobre Chanel seja um sucesso de público.
Apesar de sua predileção por situar personagens femininas no centro de seus trabalhos, Fontaine não se diz feminista. Sem esconder seu fascínio por Chanel como mito, a diretora vê com sobriedade sua protagonista. "A juventude dela foi muito misteriosa, mas também muito edificante. Como uma mulher do campo, da província, pode ter sido completamente autodidata, tendo desenvolvido seu próprio estilo?"

Fontaine conta que não quis fazer um filme acadêmico, que abarcasse toda a vida da estilista. "Isso seria um absurdo", diz a diretora, para quem "a juventude de uma pessoa é sempre mais interessante, quando se é mais volúvel, quando se vê melhor o que acontece. No fim da vida, Chanel se tornou muito autoritária e muito dura. E também antipática. Nesse sentido, é preciso dizer a verdade", confessa a cineasta.

Autor: Jörg Taszmann / Nádia Pontes
Revisão: Soraia Vilela

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Campanha da Fórum (2006)


Genial a proposta! A imagem representada pelo "significante", mostrando o "significado" para quem o utiliza (exemplo exposto na sala de aula na disciplina Moda e Comunicação). Como podemos observar, essa campanha divulga que a Fórum está isenta de qualquer sujeira, ou melhor, faz uma crítica a corrupção.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tristeza em meu olhar...


Deparei-me com essa fotografia há poucos instantes e veio-me logo um desespero ao ver essa senhora tão indefesa carregando caixas... Que mundo é esse no qual estamos vivendo? É de partir o coração.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Moda x Inverno

Ah! O inverno... Adoro! Pena não poder usufruir tanto onde moro, mas ainda assim ouso em usar botas de cano alto, casacos, echarpe, meia calça... Tudo pra mulher ficar muito mais elegante... Sem falar das cores fortes, o preto, por exemplo, uma das minhas tonalidades preferidas. Uso e abuso das peças escuras. Arrisco sem medo de errar. Afinal de contas, a moda pede autenticidade.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Comunicação da Moda


A moda está inserida em tudo o que se vê...
Na tv, na música, na arte, na tela de cinema...
Consumimos a todo instante...
Moda é comunicação, expressão, cultura...
É vida, paixão, desejo, vontade...
O que seria de nós se não fosse a moda?